A base da mente altruísta de iluminação é um bom coração, uma mente bondosa, o tempo todo. Todos nós podemos nos beneficiar desse cultivo; não devemos ficar com raiva, diacutir e tudo mais. Quando as pessoas se comprometem em tais actividades, elas fazem isso devido a preocupações pessoais, mas na verdade estão apenas se prejudicando. Então, todos nós precisamos fazer tudo que pudermos para cultivar uma mente bondosa, um bom coração.
Não estou apenas explicando isso; eu também estou fazendo tudo que posso para praticar isso. Todo o mundo precisa fazer o que for possível, porque o tanto que conseguirmos praticar é o tanto que isso irá ajudar.
Se comprometer-se nessas práticas e ganhar experiência nelas, as suas atitudes e o modo como vê as outras pessoas vão mudar. Então, quando surgir um problema — que já apareceu antes — não vai reagir com a mesma irritação, não vai gerar as mesmas atitudes negativas.
Essa mudança não é algo externo — não é uma questão de fazer uma plástica no nariz ou adoptar um novo corte de cabelo. Acontece dentro da mente. Algumas pessoas conseguem lidar com os problemas, outras não conseguem; a diferença é a atitude interior.
A mudança advinda de colocar esses ensinamentos em prática vem devagar. Após algum tempo, podemos encontrar pessoas que nos dizem que mudamos — isso é um bom sinal, um sinal de que a prática tem sido efectiva.
Dalai Lama
Republicou isto em Revista Humana.Mente.
GostarGostar