Busca da felicidade: 5 passos simples para viver melhor.

naom_5bbf047180987

A consultora de bem-estar Charlotte Wiseman partilhou com a publicação Mirror Online cinco passos para viver melhor e ser feliz.

Sabe que não sofre de depressão, porém sente-se cronicamente cansado, mentalmente esgotado e desmotivado? Não desespere porque não está sozinho – aliás, um estudo britânico aponta que cerca de 75% da população não vive plenamente, mas sim em ‘modo de sobrevivência’.

Todavia, não temos apenas más notícias. Várias pesquisas conduzidas nos últimos 20 anos revelam que os indivíduos têm mais controlo sobre a sua mente e bem-estar do que normalmente se apercebem.

Do mesmo modo que podemos nos alimentar bem e exercitar mais para prevenir lesões e doenças físicas, também podemos treinar a nossa saúde mental, indica a especialista. Dessa forma estará menos susceptível a sofrer de stress, ansiedade e até à depressão.

Eis os cinco passos, sugeridos por Wiseman, que deve seguir para se sentir mais feliz:

Escreva aquilo porque está grato

Devido à velocidade e à intensidade da vida moderna, muitos indivíduos acabam por se concentrar não no presente, mas sim naquilo que esperam fazer a seguir e a focar-se no que corre menos bem ou não exactamente como esperavam.

Esta ‘velocidade’ faz com que muitos não estejam atentos aos acontecimentos mais positivos. Reserve cinco minutos à noite, mesmo antes de ir para a cama, para escrever três coisas que aconteceram nesse dia e pelas quais está grato.

Conecte-se

Estudos recentes salientam que o isolamento impacta imensa e negativamente no bem-estar.

A falta de interacção social pode levar a problemas do sono, aumentar os níveis de stress e consequentemente o risco de desenvolvimento de depressão.

Se ainda não está convencido, então fique a saber que os cientistas identificam a solidão como um factor de risco para a saúde de igual proporção ao consumo de tabaco.

Alongue

Pesquisas apontam que alongar entre três a quatro vezes por dia ajuda a reduzir o stress, a sensação de falta de energia, melhora a digestão e os padrões de sono, para além de contribuir para a manutenção saudável das articulações e da espinha.

Energize a mente

Consuma uma dieta com alto teor de carboidratos (composta sobretudo por alimentos integrais e vegetais), que incluam gorduras essenciais (frutos secos, sementes e peixes gordos) e aminoácidos (encontrados nos ovos, carne de peru, aveia e bananas) de modo a optimizar a saúde mental.

Seja mais consciente de si

A prática de Mindfulness consiste em centrar-se no presente, ao invés de permanecer ‘preso’ a pensamentos sobre o passado ou acerca do futuro.

Esta actividade pode reduzir o stress, promover a capacidade de resolução de problemas, fortalecer o sistema imunitário, melhorar a qualidade do sono e contribuir para uma vida mais saudável e feliz.

Programe o despertador para três minutos e sente-se de olhos fechados num lugar confortável.

Traga a sua atenção para a respiração e esteja atento onde ela é aparente. Quando a sua mente divagar para outras coisas – e tal irá acontecer rapidamente – repare nessa distracção e foque-se novamente na respiração e assim sucessivamente, durante três minutos.

Autora: Liliana Lopes Monteiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s