Maior colecção de textos budistas do mundo está disponível online

documento-budista.png

Uma das maiores vantagens da internet é justamente a expansão e distribuição do conhecimento, com diversos tipos de conteúdos acessíveis online e gratuitamente pelo mundo. Essa lista acaba de ganhar mais um documento. Trata-se da maior colecção de textos budistas.

Os arquivos foram digitalizados pela Buddhist Digital Resource Center (BDRC) e disponibilizados através do Internet Archive. Agora, mais de 11 mil documentos de origem budista podem ser consultados sem sair de casa, com um total de mais de 15 milhões de páginas.

Segundo o My Modern Met, o público pode acessar documentos tão diversos como manuscritos feitos em folha de palmeira na Tailândia, textos em sânscrito do Nepal, e toda a colecção tibetana da Biblioteca Nacional da Mongólia.

Jeff Wallman e Jann Ronis, directores-executivos do BDRC, falaram sobre a iniciativa ao Internet Archive: “A missão fundadora da BDRC é disponibilizar os tesouros da literatura budista para todos na internet. Nós reconhecemos que você não pode preservar a cultura; você só pode criar as condições certas para a cultura se preservar. Esperamos que disponibilizando esses textos através do Internet Archive, possamos estimular uma nova geração a usá-los”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s