Como praticar a Metta ou o “Amor-Bondade”.

tumblr_inline_pbulllB7wo1w3o1um_640.png

Mettā ( em Pali) ou maitrī ( em sânscrito) ou Amor-Bondade, significa benevolência, amizade, boa vontade, e interesse activo nos outros.

O cultivo da benevolência (mettā bhāvanā) é uma forma popular de meditação no budismo. Metta como ‘meditação da compaixão’ é frequentemente praticada na Ásia pelo canto de transmissão, em que os monges cantam para os leigos.

O conceito de compaixão e bondade universal de Metta é discutido no Metta Sutta do Budismo, e também é encontrado nos textos antigos e medievais do Hinduísmo e do Jainismo como Metta ou Maitri.

Pequenos estudos de amostra sobre o potencial da abordagem da meditação amorosa e bondade em pacientes sugerem benefícios potenciais.

Pratica do Metta

1. Coloque o seu corpo à vontade.

Encontre um espaço fisicamente confortável. Sentado numa cadeira confortável ou deitado é útil. Se sentir à vontade numa almofada de meditação, tudo bem. A ideia é encontrar uma postura que permita ao corpo estar o mais aliviado possível. Permita-se a sentir-se seguro e apoiado por tudo onde está sentado ou deitado. Fechar os olhos pode ajudar a facilitar o alivio. Se isso não for confortável, permita que os olhos estejam abertos e olhe suavemente num determinado ponto singular.

2. Suavize a barriga e o peito.

Intencionalmente amoleca a barriga para começar. Sinta a expansão e a contração à medida que cada respiração preenche a área da barriga e do peito. Permita que a sua respiração facilite o espaço na área da barriga e do peito. Não tenha pressa; Não há pressa. Se sentir tensão, tudo bem, sem problemas.

3. Lembre-se de sentimentos de amor e bondade.

Concentre-se na área do coração. Se sentir-se bem, coloque a mão no seu coração nesta etapa. Veja se consegue recordar sentimentos de carinho, gentileza e amizade. Deixe-os permear na área do coração. Fique com isso enquanto se move para o próximo passo. Se os sentimentos parecerem inacessíveis ou difíceis no momento, dê espaço e respire fluidamente nas áreas da barriga e do peito.

4. Faça a recitação.

Recitar frases é uma maneira clássica de praticar metta. Quer acreditemos nas frases no momento ou não, ainda é útil dizê-las; eles dão ao coração e à mente algo para pousar e aspirar. Pode expressá-las da maneira que quiser, com esses sentimentos básicos na mente. Repita estas frases para a duração do seu período de prática:

Posso estar seguro
Posso ser saudável
Posso ser feliz
Posso ficar à vontade
Posso ser cheio de benevolência
Posso ser pacifico

Na prática metta, é normal que a mente que duvida surja e desafie a noção de amar a nós mesmos e aos outros. Não deixe que essa dúvida o pare. É importante saber que metta não é uma prática de perfeição, mas de cultivo. Esta é a nossa prática – libertando o nosso coração e mente das garras do medo, ódio e confusão, independentemente do que está acontecendo no mundo ao nosso redor.

A prática contínua leva a uma maior sensação, de alívio, amor-próprio e de paz interior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s