“O Amor não é o elemento mais importante num relacionamento feliz” | Thich Nhat Hanh

Screen-Shot-2016-12-16-at-21.46.03-1080x675-696x435.png

Qual o segredo para um relacionamento saudável?

Se for como a maioria das pessoas, provavelmente acha que é amor.

Porque detectar algum problema, o amor que um tem um pelo outro fará sempre passar tudo, certo?

Mas, de acordo com o mestre budista Thich Nhat Hanh, há algo mais importante que precisa acontecer antes que  possa realmente amar o seu parceiro.

Ele diz que “compreender” o parceiro e conscientemente e arranjar tempo para ele é essencial se quiser ter um relacionamento bem-sucedido.

Confira as suas palavras sábias aqui:

“Nós realmente temos que entender a pessoa que queremos amar. Se o nosso amor é apenas uma vontade de possuir, não é amor. Se pensarmos apenas em nós mesmos, se conhecermos apenas as nossas próprias necessidades e ignorarmos as necessidades da outra pessoa, não poderemos amar. Devemos olhar profundamente para ver e compreender as necessidades, aspirações e sofrimentos da pessoa que amamos. Este é o fundamento do amor real. Não pode resistir a amar outra pessoa quando realmente a entende.

De vez em quando, sente-se perto de quem ama, segure a mão dela e pergunte: ‘Querida, eu entendo-te o suficiente? Ou estou fazendo sofrer? Por favor, diga-me para que eu possa aprender a amar-te correctamente. Eu não quero fazer-te sofrer, e se eu fizer isso por causa da minha ignorância, por favor, diga-me para que eu possa amar-te melhor, para que possas ser feliz. ”Se diz isso numa voz que comunica a sua real abertura para entender, a outra pessoa pode até chorar.

Isso é um bom sinal, porque significa que a porta do entendimento está a abrir e tudo será possível novamente.

Talvez um pai não tenha tempo ou não seja corajoso o suficiente para fazer uma pergunta ao seu filho. Então o amor entre eles não será tão completo quanto poderia ser. Precisamos de coragem para fazer essas perguntas, mas se não perguntarmos, quanto mais amarmos, mais poderemos destruir as pessoas que estamos tentando amar. O verdadeiro amor precisa de compreensão. Com compreensão, aquele que amamos certamente florescerá. ”

Thich Nhat Hanh diz que, sem entender, acabamos culpando o nosso parceiro pelas suas fraquezas, o que só leva a energia negativa. Em vez disso, se quisermos mudar e crescer, precisamos entender:

“Quando planta uma alface, se ela não cresce bem, não culpa a alface. Procura por razões sobre o motivo de não estar a ir bem. Pode precisar de fertilizante, mais água ou menos sol. Mas nunca culpa a alface. No entanto, se tivermos problemas com os nossos amigos ou familiares, culpamos a outra pessoa. Mas se soubermos cuidar deles, eles crescerão bem, como a alface. Culpar não tem efeito positivo, nem tenta persuadir usando razão e argumento. Essa é a minha experiência. Nenhuma culpa, nenhum raciocínio, nenhum argumento, apenas compreensão. Se entende, e mostra que compreende, pode amar e a situação vai mudar ”.

One thought on ““O Amor não é o elemento mais importante num relacionamento feliz” | Thich Nhat Hanh

  1. Boa tarde,Sempre um grande aprendizado nas postagens recebidas.Grata,  muita luz p/ nos iluminar a cada dia.Abraço fraternoJô FonsecaEnviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s