Contra cancro e enfartes: Os sete vegetais mais saudáveis e nutritivos

naom_5cc0752490e8e.jpg

A importância de comer verduras é inquestionável, sendo sem sombra de dúvidas o melhor caminho a seguir para ter mais saúde e estar em forma.

O consumo frequente de vegetais pode evitar o desenvolvimento de várias diversas doenças como cardiovasculares, diabetes, cancro ou AVC.

A curto prazo a ingestão de legumes contribui ainda para uma pele mais saudável, perda de peso, fortalecimento do sistema imunitário, mais ânimo e energia no dia a dia. Estes alimentos são extremamente ricos em sais minerais, vitaminas, proteínas, fibras e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Estes são os vegetais mais nutritivos que deve incluir já na sua dieta:

Agrião

O agrião é rico em enxofre, ferro, iodo e vitaminas A, C, E. Possui propriedades terapêuticas contra doenças nos pulmões, ácido úrico e limpeza do estômago e fígado.

Brócolos

O brócolos é um vegetal que pode acompanhar vários tipos de pratos. É inclusive considerado um super vegetal por conter altos índices de potássio, ferro, cálcio, sódio, zinco, vitaminas A, C, B1, B2, B6, K e fibras. Reduz o colesterol, pressão arterial e previne o cancro.

Beterraba

A beterraba é versátil, pode ser consumida em sumos, crua, cozida, sopas e em caldos. Diminui o risco de cancro do pulmão, fígado e pele, cataratas, doenças cardiovasculares. Rica em vitaminas B, B1, B2, B5, B6 e B9, é um ótimo alimento para fortalecer o sistema imunitário contra inúmeras infeções.

Espinafres

São uma fonte de nutrientes, sendo por isso um dos vegetais mais nutritivos. Possuem vitaminas A, K, C, E, B2, B6, potássio, manganês, magnésio, selénio, zinco, fósforo, ácidos graxos e ómega 3. O espinafre é um antioxidante e anti-inflamatório natural, prevenindo doenças como o cancro e cardíacas.

Couve

A couve é considerada um ‘bife vegetal’, pois é capaz de completar as proteínas necessárias do organismo. Além de ser rica em nutrientes – tem mais cálcio que o leite e mais ferro que um bife. Ou seja, a couve é essencial para atingirmos as recomendações diárias de proteínas, cálcio e outros nutrientes.  Previne doenças cardíacas, artrite e é anti-inflamatória.

Berinjela

No seu estado cru é uma excelente fonte de manganês, já cozida é fonte de cobre e vitaminas C, B1, B2, B6, cálcio, potássio, magnésio, zinco e possui altos níveis de antioxidantes. É um forte componente para prevenir a diabetes de tipo 2, cancro e reduz o colesterol mau ou LDL.

Cenoura

A popular e saborosa cenoura está repleta de antioxidantes, vitamina A, betacaroteno, cálcio, potássio e luteína. Previne doenças oculares, protege a visão e reduz o risco de doenças cardiovasculares, resultantes em enfartes e ataques cardíacos.

 

Artigo de Autoria de Liliana Lopes Monteiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s