Kelsang Chime – O que é o Budismo?

T_RC1776543-768x512.jpg

Budismo é a pratica dos ensinamentos de Buda, também denominados Dharma.
A palavra Dharma significa método supremo que livra do sofrimento. Praticando os ensinamentos de Buda, os seres vivos podem ficar protegidos permanentemente dos sofrimentos.

O fundador do budismo como o conhecemos hoje foi Buda Shakyamuni, que, em 589 a.C. Em BodhyGaya na Índia, mostrou como alcançar a meta suprema dos seres vivos, a conquista da iluminação, um estado mental completamente livre de ignorância. Depois de se iluminar, foi solicitado a Buda Shakyamuni que desse ensinamentos para que também possamos encontrar esse estado mental, livre de ignorância e completamente livre de sofrimento. Buda deu então 84 mil ensinamentos, a partir disso o budismo se desenvolveu nesse mundo.

Todas as tradições budistas tem o mesmo objectivo, alcançar o estado iluminado de profunda paz interior.

A paz interior é o melhor método para solucionarmos os nossos problemas humanos.
Devemos desenvolver nesta vida as mentes, pensamentos de compaixão e sabedoria, para conseguirmos paz interior.

Embora queiramos ser felizes o tempo todo, não sabemos como conseguir isso, sem saber destruímos a nossa felicidade quando geramos raiva, ciúme, inveja, visões negativas e mentes negativas.

Como não entendemos a verdadeira natureza das coisas, estamos sempre criando o nosso sofrimento e problemas ao executar acções inadequadas ou não virtuosas que prejudicam os outros ou ate nos mesmos.

A fonte de todos os nossos problemas e sofrimento do dia a dia é o nosso desejo descontrolado, também conhecido como “apego”.

Quando os nossos desejos descontrolados não são satisfeitos, normalmente experienciamos sensações desagradáveis. Como infelicidade e depressão, as sensações desagradáveis são o nosso problema.

A raiz de todos o nosso sofrimento é a ignorância do agarramento ao em si, ignoramos completamente como as coisas realmente são, sem nos apoiarmos nos ensinamentos de Buda, não conseguiremos identificar essa ignorância e se não a identificarmos não conseguiremos combatê-la.

Se desejamos ser feliz e livre de sofrimento precisamos praticar o Dharma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s