Beatbox Budista: Monge japonês busca diminuir o sofrimento através da música.

Um monge japonês tem atraído milhões de ouvintes nas plataformas digitais. Yogetsu Akasaka, um monge zen-budista de 37 anos, usa um consola para mixar e combinar cantos budistas com beatbox. O seu vídeo mais popular no YouTube, “Heart Sutra Live Looping Remix“, já tem mais de dois milhões de visualizações.

Akasaka viralizou em maio de 2020 com a sua versão moderna do Sutra do coração (般若心経), um dos sutras mais conhecidos e populares da história. No seu canal no YouTube, o monge combina sons e samples de beatbox enquanto canta diversos sutras e escrituras budistas tradicionais. O objectivo, segundo Akasaka, é ajudar a diminuir o sofrimento.

Antes de tornar-se monge, Akasaka viveu no exterior e trabalhou como artista de rua. Em 2009, começou a combinar beatbox com melodias vocais e, desde então, inclui cantos budistas no seu repertório.

Akasaka, que hoje vive em Tóquio, é monge zen-budista desde 2015, seguindo os passos de seu pai, líder de um templo na província rural de Iwate.

Mesmo antes de viralizar com a sua versão do Sutra do Coração, a música de Akasaka já vinha chamando a atenção no Japão. Ele participou do Techno Hosho 2019, concerto que integra o Chokaigi, grande evento anual que une rituais budistas com música techno e mapeamento de vídeo.

Mas Akasaka não é o único artista que mistura Budismo com música contemporânea. O Techno Hosho 2018 contou com a participação de Gya, artista que mistura música techno e trance com cantos budistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s