Cinco pilares centrais do pensamento de Confúcio

Considerado um dos maiores filósofos orientais, Confúcio viveu na China entre 551 e 479 a.C.. Embora não tenha recebido grande reconhecimento em vida, as suas ideias ainda hoje influenciam diversas culturas e tradições asiáticas, entre elas a chinesa, japonesa, coreana e vietnamita. Mais do que uma religião, o confucionismo é considerado um sistema ético de comportamento e governo. Conheça os principais fundamentos do pensamento:

As cinco virtudes essenciais
Confúcio aspirava a criação de uma sociedade culturalmente instruída e empenhada com o bem-estar comum. Para isso, os humanos deveriam procurar obter e seguir cinco virtudes essenciais: amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus.

Família
A raiz das virtudes está na família. Ela é a unidade básica de uma sociedade no confucionismo, o lugar onde as pessoas aprendem a amar e serem amadas e onde desenvolvem os seus princípios morais. Algumas das questões que ajudam a mostrar tal relevância são: se uma pessoa não consegue ser boa nem para a própria família, como poderá amar o próximo? Se não obedecer ao próprio pai, como poderá obedecer aos governantes?

O mundano
Ao contrário de outras filosofias que têm abordagens transcendentais ou mesmo espirituais, o confucionismo reforça a importância de se concentrar neste mundo enquanto estamos nele.

Tradição
Confúcio defendia a manutenção das tradições, de ensinamentos passados de geração para geração. Mas mais do que uma abordagem ultraconservadora, ele apostava numa atitude de revitalização da tradição: devemos olhar para o passado e aplicar os melhores ensinamentos ao presente.

Ritual
Um ritual pode ser desde um aperto de mão ao conhecer alguém, até dizer “por favor” e “obrigada”, ou formaturas, casamentos e funerais. Tudo isso, na visão de Confúcio, é fundamental para manter a ordem social e fortalecer as ligações entre as pessoas numa comunidade. Os rituais têm o importante propósito de ajudá-las a expressarem as suas necessidades sociais e psicológicas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s