Ioga – Benefícios para o Corpo e Mente

Um desses benefícios surge precisamente numa investigação realizada por uma especialista portuguesa. A médica Sara Ponte realizou um estudo experimental sobre o ioga em Portugal e concluiu que esta prática melhora a saúde e a qualidade de vida.
Em entrevista à TSF, a médica revelou que, com a ajuda de 86 utentes, foi desenvolvido um estudo que colocava o ioga como terapia de uma medicina integrativa. Assim, a especialista avança que ao fim de seis meses de prática regular de ioga há uma melhoria de qualidade de vida a nível geral, social, físico, psicológico e até ambiental, havendo inclusive utentes a abandonar a medicação.
Outro benefício foi comprovado através de um estudo, publicado em maio pelo “International Journal of Yoga” e citado pela “Psychology Today”, que diz que esta prática pode ser uma forma de reduzir os sintomas de transtorno alimentar. Para se chegar a esta conclusão foram avaliadas mulheres com diagnóstico de bulimia nervosa ou distúrbio alimentar não especificado, após um programa de ioga que durou 11 semanas.
Os especialistas perceberam que os níveis de preocupação com a alimentação, que eram medidos antes e depois de cada sessão de ioga, decaíam significativamente após todas as sessões. Os grupos mantiveram os mesmos níveis de índice de massa corporal, mas a ansiedade e a depressão diminuíam com o passar do tempo.

Em 2010, um grupo de investigadores norte-americanos quis mostrar o impacto de dez semanas de ioga no equilíbrio e na flexibilidade dos atletas universitários, e não só acabaram por detectar esse impacto como também concluíram que os corpos ficavam mais tonificados após as sessões de ioga, uma característica que os poderia ajudar no desenvolvimento dos desportos que praticavam, como se pode ler no estudo publicado pelo “International Journal of Yoga”.
A melhoria da força muscular e o aumento da resistência também não ficam de fora do ioga: é isso que diz o estudo publicado pelo “Asian Journal of Sports Medicine” e que se baseou apenas na “saudação do sol”, um conjunto de posturas de ioga.
O estudo mostra que estas posições podem ajudar a mantermo-nos em forma, já que ocorre aumento da força e resistência na parte superior do corpo. Estas posturas ajudam também as mulheres a perder peso.
Também as dores menstruais podem ser tratadas através do ioga. Segundo o estudo publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, um grupo de mulheres que fizeram uma sessão de uma hora, uma vez por semana, durante três meses, tiveram dores menstruais menos intensas, comparativamente com o grupo que não fez ioga.

Mas se o seu problema não é nenhum destes e está relacionado com o sono, fique a saber que a solução também pode estar no ioga. Um estudo publicado pelo PubMed refere que os praticantes de ioga adormecem mais rapidamente, dormem mais e sentem- -se mais descansados quando acordam.
O mesmo site publicou ainda uma outra investigação que indica que o ioga é mais eficaz do que outros exercícios e pode mesmo ser usado no tratamento da dor lombar crónica.
Em 2014 foi feita uma análise a mulheres com cancro da mama ou sobreviventes que concluiu que o ioga reduz os marcadores tumorais encontrados no sangue, resultantes de inflamações crónicas.
A Universidade de Harvard também realizou um estudo dedicado ao ioga no qual conclui que doenças mentais podem ser controladas com o ioga, já que há uma redução de stresse, ansiedade, stresse pós-traumático e depressão.
Ainda assim, além de todos estes benefícios, o mais recente estudo sobre o ioga, publicado pela Universidade de Southampton e citado pelo “Guardian”, concluiu que os praticantes de ioga tendem a avaliar-se muito e a comparar-se com os outros – há uma necessidade de “autoaperfeiçoamento” e de “autocentralização”, o que pode mesmo levar a que se use a palavra “presunçosos” para os definir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s