Distinguir Meditação e Mindfulness.

Uma dúvida que tem existido. A meditação é uma prática antiga na cultura oriental. Embora pareça exótica por fazer parte de alguns rituais religiosos, os seus efeitos no cérebro têm sido cada vez mais estudados. No Ocidente, as práticas de mindfulness popularizaram-se bastante nos últimos anos. Mas, as pessoas têm dúvida se meditação e mindfulness são a mesma coisa. A resposta é: sim e não! 

O que elas têm em comum, é que ambas alteram o nosso estado de consciência. A consciência é a percepção que nós temos das sensações, dos pensamentos e dos sentimentos vividos em um determinado momento. As alterações acontecem naturalmente, por exemplo, quando dormimos ou acordamos. As técnicas de meditação redireccionam completamente a atenção, o que altera o estado da consciência. E, para isso, existem várias formas de meditar: repetir um som ou um mantra, focar em uma figura ou em alguma parte do corpo. Tem também alguns estilos de ioga que combinam a concentração do corpo e da mente. 

A principal diferença entre as duas práticas tem a ver com o objectivo que se pretende alcançar. Ao escolher entre uma ou outra, é bom ter em mente qual o resultado que espera. Se o seu objetivo, por exemplo, é relaxar, talvez a meditação seja mais indicada. Mas se quer trabalhar o foco, a memória ou a sua capacidade de comer quando está realmente com fome — e não por-ansiedade —, ou até mesmo perceber como está sendo o seu padrão de uso do álcool, o mindfulness pode ser muito útil.

Mais importante que a prática a seguir, é o compromisso com a mesma. Iniciar, amadurecer e experienciar na sua totalidade e desfrutar com o tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s