O que acontece quando acordamos nosso coração? | Chögyam Trungpa

“Quando acordamos desse modo o nosso coração, descobrimos com surpresa que ele está vazio. Temos a impressão de olhar o espaço sideral. O que somos nós? Quem somos nós? Onde está nosso coração? Se olharmos com atenção, nada veremos de tangível ou sólido. Claro, é possível encontrar algo muito sólido, se tivermos rancor contra alguém ou se estivermos possessivamente apaixonados. Esse, porém, não é um coração desperto. 

Se procuramos o coração desperto, se colocamos a mão no peito para senti-lo, nada encontramos – a não ser ternura. Sentimo-nos doloridos, e se abrimos os olhos para o mundo, reconhecemos em nós uma profunda tristeza. Uma tristeza que não vem de termos sido maltratados. Não estamos tristes porque nos insultaram ou porque nos consideramos pobres. Não. Essa experiência de tristeza é incondicional. Ela manifesta-se porque o nosso coração está absolutamente exposto. Nenhuma pele ou tecido o cobre – é pura carne viva. Mesmo que nele pousasse apenas um mosquito, nós nos sentiríamos terrivelmente tocados. A nossa experiência é crua; a nossa experiência é absolutamente pessoal.

O autêntico coração da tristeza provém da sensação de que o nosso inexistente coração está repleto. Estaríamos prontos para derramar o sangue desse coração, prontos para oferecê-lo aos outros. Para um guerreiro, é a experiência do coração triste e terno que dá origem à audácia, à coragem. Convencionalmente “ser destemido” significa não ter medo, significa replicar um murro, dar o troco. Aqui, entretanto, não estamos falando do destemor das brigas de rua. A verdadeira intrepidez é produto da ternura e sucede quando deixamos o mundo passar junto do nosso coração, o nosso belo e despido coração. Estamos dispostos a abrir-nos, sem resistência ou timidez, e a encarar o mundo. Estamos dispostos a partilhar nosso coração.”

Chögyam Trungpa, Shambala: A Trilha Sagrada do Guerreiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s