O Perdão de Buda

O perdão é a única maneira de voltar a sermos livres, de afastar os sentimentos negativos e viver bem. Certamente não é fácil, mas inspiramo-nos nesta fábula do Budismo para extrair dela um ensinamento valioso.

Aprender a perdoar é essencial não só para quem está em nosso redor, mas principalmente para nós mesmos. Quem tem a mente livre de raiva, frustração, ódio, é uma pessoa mais feliz, não uma pessoa deprimida. Uma fábula que sempre deve ser lembrada é a do perdão de Buda. Os grandes mestres do budismo transmitiram aos seus discípulos, os ensinamentos para enfrentar melhor a vida.

Perdão do Buda

Conta-se que Buda teve um primo mau. O homem chamava-se Devadatta, sempre teve ciúmes e sempre fez questão de tentar desacreditar Buda.

Um dia, enquanto Buda caminhava em silêncio, Devadatta jogou uma pedra pesada no seu caminho com a intenção de matá-lo. No entanto, a rocha caiu ao lado de Buda e ele não fez rigorisamente nada. Buda adivinhou o que tinha acontecido, mas permaneceu quieto, sem perder o sorriso. Dias depois, encontrou Devadatta novamente e cumprimentou de forma muito afectuosa.

Muito surpreso, o homem questiona:

Devadatta – Não está com raiva?

Buda – Não, claro que não.

Sem deixar de revelar o seu espanto, Devadatta perguntou a ele o porque:

Buda disse-lhe: – Porque nem já és aquele que jogou a pedra, nem eu sou aquele que estava lá quando ela foi jogada.

O que essa fábula ensina? 

Que quem sabe amar, perdoa. E para quem sabe olhar além do nariz, tudo é transitório. Buda ensina a não ficarmos presos ao ódio e ao ressentimento porque esses sentimentos negativos apenas magoam, pesam na alma e impedem a evolução individual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s