
“No coração da vida”, livro da Monja Budista Jetsunma Tenzin Palmo, numa determinada pasagem, ela falava sobre o DESAPEGO trazendo uma reflexão que muita gente faz e que mostra o quanto verdadeiramente não sabem o que é o desapego, uma das maiores virtudes que os seres humanos podem desenvolver.
Ela afirmou: “As pessoas pensam que se alguém é desapegado, é frio. Mas isso não é verdade. Qualquer um que encontre um dos grandes mestres espirituais, realmente desapegados, ficará impressionado com o afecto deles por todos os seres, não só aqueles dos quais gostam ou com quem se relacionam. O desapego liberta algo muito profundo dentro de nós, porque liberta aquele nível de medo. Todos nós temos muito medo: medo de perder, medo da mudança, uma incapacidade de simplesmente aceitar.”
Ela está dizendo por outras palavras, que só depois de nos livrarmos dos nossos medos mais profundos é que podemos de facto ser desapegados. Quanto mais desapegados nós somos maior a nossa capacidade de amar a todos com PLENITUDE, com ENTREGA, sem nenhum tipo de exigência, de cobrança nem expectativas.
Ao longo desse livro ela também fala muito sobre o amor apegado e amor desapegado. Se tenho o amor desapegado, eu deixo a pessoa seguir a sua vida a qualquer momento. Se ela de repente não me quiser mais na sua vida, simplesmente digo: “Seja feliz! Se a minha presença não lhe agrada mais, tudo que quero é a sua felicidade, vá em paz…”.
Quantos de nós consegue reagir dessa maneira quando alguém decide ir embora das nossas vidas? Umq minoria. O nome disso é DESAPEGO, e somente com muito amor no coração é que podemos deixar as pessoas irem sem ressentimentos e mágoas.
O medo que carregamos no nosso coração é muito profundo, e por causa desse medo agarramo-nos às pessoas que amamos e de forma totalmente ilusória confundimos isso com amor.
O resumo do que se vem dizendo é isso. Aprofunde cada vez mais o autoconhecimento, porque ele nos leva a desenvolver mais o amor próprio. Aprendendo a amarmos mais a nossa pessoa, consequentemente o amor às outras pessoas irá crescer na mesma proporção. Quanto mais amor eu nutrir pelos outros, menos medo terei no meu coração. E quando chegar a esse patamar de não ter mais medo da vida, entrarei no já mencionado “Coração da Vida”.
É muito difícil praticar o desapego. Temos que praticar o Amor e a Caridade dentro de nós antes de tudo
GostarLiked by 1 person
Eu sempre me achei muito desapegada
Emigrei a España deixando uma filha com 15 anos e hj de volta la encontro casada e mae de 2 filhos
La sinto distante e q tanto ela como os netos preferem o psie avô q ficou sempre ao lado dela
GostarGostar