Kum Nye – A Ioga Tibetana.

A palavra “kum” significa “corpo ou corporificação”, e “nye”, “massagem ou interacção”. O Kum Nye é, essencialmente, a massagem, o cultivo do sentimento activado pelo corpo. A ioga tibetana é diferenciada por uma série de exercícios simples, porém eficientes e curativos, que visam aliviar o stress, promover o equilíbrio e a saúde e aumentar a satisfação e a apreciação pela vida. Durante séculos, o Kum Nye Yoga foi uma tradição oral e, posteriormente, foi sistematizado e adaptado para o Ocidente por Tarthang Tulku Rinpoche, o lama-chefe da linhagem Nyingma. “Ele observou que os novos alunos tinham dificuldade de ficarem sentados por longos períodos. Havia inquietações, distrações mentais e desconforto físico. Para ajudá-los, o lama introduziu exercícios de ioga Kum Nye antes da meditação e obteve resultados muito positivos: pessoas que haviam tentado meditar sem sucesso por meses, ou mesmo anos, foram capazes de aquietar o corpo e a mente usando esses exercícios”, explica Wanessa Nemer – Instrutora. Segundo ela, “a prática é fundamentada em teorias dos sistemas de energias densas e subtis do corpo, que são a base da medicina tibetana e das disciplinas do budismo sobre o corpo e a mente, e em textos Vinaya do budismo, que descrevem como viver de acordo com as leis físicas e universais”.

O Kum Nye é um sistema de cura que usa posturas, movimentos lentos e respiração para restaurar a totalidade do ser através da consciência corporal e pode ser realizado por pessoas de todas as idades, sem qualquer restrição. “O sistema de relaxamento Kum Nye aborda holisticamente o corpo e a mente, integrando e equilibrando o físico e o psicológico para gerar saúde. Corpo e mente parecem necessitar de relaxamento, especialmente no mundo de hoje, onde as actvidades do dia a dia geram muito stress. Eles dissolvem as tensões do corpo e da mente, e as energias da vida começam a fluir mais livremente”, diz Wanessa. A instrutora explica que se trata de uma prática de cura e “uma preparação para estabelecer e sustentar um sentido de inteiro com o qual se torna possível tocar a calma e obter clareza interna”. “Quando contactamos a calma, o relaxamento começa. A prática ajuda nos tratamentos de sintomas de ansiedade, depressão e síndrome de pânico, mas sempre recomendamos que o aluno também procure atendimento médico ou de profissional qualificado para sintomas mais graves”, explica.

Embora seja uma tradição predominantemente oral, os textos médicos tibetanos referem-se à ioga Kum Nye “como uma forma de cura de pensamentos e ações negativas, comportamento e dietas impróprios, que são resultantes do desequilíbrio e bloqueio de energia. Descrito em termos gerais nos textos Vinaya do budismo (ensinamentos que guiavam a conduta de monges e monjas), a ioga Kum Nye é vista como uma forma de alívio para a fadiga derivada de longos períodos de meditação”, ressalta Wanessa Nemer. A ioga Kum Nye, diz ela, “é parte das teorias e práticas médicas e espirituais que ligam a medicina tibetana à medicina indiana e chinesa”. “Esta linhagem deu origem a muitas disciplinas, tais como a ioga e a acupuntura, e está nas raízes de muitas outras mais recentes que tratam do corpo e da mente”, relata.

Benefícios

. Alivia o stress

. Promove o equilíbrio e a saúde

. Aumenta a satisfação e apreciação pela vida

.Ajuda na concentração e na meditação

.Integra o corpo e a mente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s