As 12 Leis do Karma

Quando paramos para pensar porque é que somos o que somos e estamos no ponto onde estamos, a resposta é só uma – Escolhas. Um dia destes, num artigo, um ditado indiano que diz algo como “Se quer saber os seus pensamentos de ontem, olhe para o que é hoje. Se quer saber como estará no futuro, olhe para os seus pensamentos de hoje”.

Esta ideia de que a vida é a soma das nossas escolhas é conhecida como a Lei do Karma ou a Lei da Causa-Efeito. Palavra Karma quer dizer precisamente ação e faz parte daquilo a que se chama o “software” da nossa alma, juntamente com mais dois conceitos. Por cada coisa que fazemos (karma), surge uma memória (samskara), que por sua vez cria um desejo (vasana). Por isso, as nossas ações nada mais são do que um ciclo motivado por desejos criados a partir de memórias de ações passadas.

É importante estarmos conscientes das nossas ações e pensamentos a cada momento, para podemos controlar as nossas escolhas sem nos deixarmos cair em padrões antigos constantemente. Perceber, por exemplo, por que razão escolhemos não fazer algo: é por medo, insegurança? Algo no passado criou essa sensação que não nos permite criar um novo hábito? Ao perceber as 12 leis, talvez consiga trazer mais consciência às escolhas da sua vida.

1. A Grande Lei ou Lei da Causa & Efeito

Colhemos o que semeamos. O que fazemos no Universo é-nos pago na mesma moeda. Por isso, temos de manifestar e agir de acordo com o que queremos que aconteça. Não podemos querer carinho senão o demonstramos aos outros.

2. Lei da Criação

A vida não acontece sozinha. Precisa da nossa participação. E também nos dá pistas. Por isso, siga a sua intuição e rodeie-se daquilo que emana energia de acordo com o que mais deseja.

3. Lei da Humildade

Temos de ser capazes de aceitar as coisas. Se encaramos tudo como negativo, nunca conseguiremos evoluir e alcançar um estado melhor.

4Lei do Crescimento

Só temos controlo sobre nós próprios. Por isso, é em nós que temos de procurar a mudança para crescermos e evoluirmos. Não são as pessoas ou situações à nossa volta que têm de mudar. Assim que há mudanças no nosso coração, a vida à nossa volta também se transforma.

5. Lei da Responsabilidade

Quando identificamos algo de errado ou menos positivo na nossa vida, quer dizer que há algo em nós que precisa de mudança. Somos um espelho do que nos acontece, e o que nos acontece reflecte em nós. Somos responsáveis pela nossa vida. 

6. Lei da Conexão

Todos os pormenores contam, pois são eles que permitem as passagens de nível nos acontecimentos do universo. Nenhum passo é menos importante, por mais insignificante que possa parecer. 

7Lei do Foco

Não é possível focarmo-nos em valores opostos ao mesmo tempo. Se queremos crescer espiritualmente, não podemos perder energia com sentimentos negativos, como inveja ou ganância.

8. Lei de Dar & Acolher

Se acredita em algo, então a sua vida vai dar-lhe um sinal que demonstre essa verdade. O presente é pôr em prática tudo o que possa ter aprendido para receber algo do universo no futuro.

9. Lei do Aqui & Agora

Para viver o presente, tem de desamarrar-se do passado e do futuro. Livrar-se de velhos hábitos e comportamentos, e parar de teorizar ou temer o futuro. Concentre-se naquilo que pode fazer agora e o resto fluirá naturalmente. 

10. Lei da Mudança

A história repete-se. Para haver mudança, é preciso que aprendamos lições que ficaram por consolidar. Só assim conseguimos reverter situações e assistir a mudanças.

11. Lei da Paciência & Recompensa

Só conseguimos resultados valiosos com paciência e persistência. A verdadeira felicidade vem com o saborear do momento e não com a obsessão por uma futura recompensa que nunca mais chega. Saber que chegará é suficiente para nos manter no caminho.

12. Lei do Significado & da Inspiração

O que nos acontece é o resultado fiel da dedicação e tempo que investimos. As nossas acções fazem parte de um Todo. Quando agimos com paixão, energia e intenção, libertamos inspiração para esse Todo. 

One thought on “As 12 Leis do Karma

  1. Pingback: As 12 Leis do Karma – Lido por aí…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s