Quer ter uma atitude mais positiva? Siga estes conselhos

Ter uma atitude positiva tem vários benefícios, não só para a saúde mental, como para a saúde física, por isso, é essencial ter comportamentos e hábitos que a incentivem. Pequenas diferenças podem ter um impacto grande e importante, explicaram diferentes especialistas à revista Shape.

O que faz com que o optimismo seja tão poderoso é que se trata de um pensamento com base no realismo, aliás os verdadeiros optimistas são pragmáticos, ou seja, analisam o que pode vir a correr mal e fazem planos para evitar esses cenários. 

Mesmo que não seja algo natural para si, existem diferentes técnicas, comprovadas por especialistas, que vão ajudar a criar uma atitude mais positiva. 

Pegue numa caneta

Diferentes estudos comprovaram que quando as pessoas escrevem a sua versão do seu “melhor eu” – idealmente com a maior quantidade de detalhes possível – e depois visualizam esse “eu” durante cinco minutos por dia, durante uma semana ou duas,  conseguem tornar-se mais optimistas.

Pare de distorcer as coisas

Muitas vezes, forma-se um ponto de vista pessimista quando se tem pensamentos “de tudo ou nada” ou se acredita que os seus sentimentos momentâneos como desespero, raiva ou mágoa, são permanentes. Para conseguir analisar as coisas corretamente, quando isto acontece, dê um passo atrás e pense em si mesmo na perspectiva de outras pessoas e reavalie a situação. Assim vai conseguir avaliar corretamente a situação. 

Passe mais tempo com pessoas optimistas 

Ter bons relacionamentos com amigos e família é algo essencial para a saúde e felicidade. Socializar diminui os níveis da hormona do stress, o cortisol, e activa da dopamina, conhecida como a hormona da felicidade. Quem se rodeia de pessoas optimistas têm mais probabilidades de começarem a ter uma atitude positiva. 

Não desvalorize sentimentos negativos

Segundo os especialistas, é importante não confundir optimismo ou uma mentalidade positiva com esconder sentimentos como raiva, tristeza ou medo, algo que pode ter consequências muito más. É importante aceitar os sentimentos, identificar o que os causou e saber como lidar com eles. 

Dê prioridade ao sono e ao exercício 

Por exemplo, quando não se dorme horas suficientes as emoções não são reguladas corretamente, o que pode fazer com que os pensamentos negativos assumam o controlo, por isso, é importante ter uma boa rotina de sono. Já o exercício liberta diferentes substâncias químicas que ajudam ao bem-estar e que podem ajudar a reduzir stress, depressão e ansiedade. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s