Meditação Tonglen: O que é? Como se pratica?

A meditação é uma das formas mais simples de atingir níveis elevados de espírito e de limparmos de energias menos positivas. É uma espécie de renovação da alma, além de um processo importante de conhecimento de si próprio e do mundo em seu redor. Já imaginou este benefício pudesse alcançar outras pessoas? A Meditação Tonglen torna isso possível.

Tonglen é uma prática de meditação ensinada pelo Dalai Lama e muito utilizada no Budismo Tibetano. O objectivo primordial é purificar a pessoa que pratica e as outras a quem ela se dedica positivamente. É como se os sentimentos menos bons, as dores físicas, traumas ou tristezas deixassem o nosso corpo ao mesmo tempo que a felicidade nos invade e nos envolve.

Siga os passos seguinte para praticá-la:

1- Como em qualquer processo de meditação, procure um lugar calmo e livre de interrupções, onde possa ligar-se consigo mesmo e deixar o mundo que nos rodeia de fora.

2- Utiliza o tempo que for necessário até acalmar a mente e atingir um estado de calmaria e serenidade dentro de si, como uma bolha de paz, escudada da interferência exterior.

3- Sinta-se integrado no ar. Puxe pelo nariz as sensações de calor, densidade, escuridão e peso e expire de certa forma a luz e a leveza. Sente que controlas todas essas sensações posteriormente para os teus poros. Sente o movimento de contracção e expansão de todo o seu corpo, na tua própria plenitude.

4- Se possuis alguma situação negativa que estejas vivenciando pessoalmente como uma dor física, uma sensação, um sentimento menos bom ou uma situação que não consegue resolver. Pensa em pessoas que conhecea e até outras desconhecidas que também possam estar passando por isso. Mentaliza profundamente todas estas questões.

5- Inspire para dentro de ti, toda a dor que vês na tua vida e no mundo como um todo e vibra e expire a felicidade mais intensa que conseguires imaginar, como os mais belos momentos da tua vida. (A energia do momento e não o contexto do mesmo).

Com estes cinco passos simples, irás consegue tentar fazer uma prática que beneficia o teu intimo e outras pessoas que penses. É um acto que também podemos fazer mentalizando as pessoas que nos fizeram mal ou simplesmente aquelas com as quais não nos identificamos de alguma forma. Pensar que o que fizeram é por alguma dor que sentem e tentar tirar isso delas, de certa forma, beneficia a todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s