Relacionamento e os outros | Chagdud Tulku Rinpoche

Lembremos então, aaquele belo ensinamento do mestre Chagdud Tulku Rinpoche (do livro “Vida e Morte no Budismo Tibetano”):

“O nosso relacionamento com os outros é como o encontro casual de dois estranhos num estacionamento. Olham um para o outro, sorriem e isso é tudo o que acontece entre eles. Vão embora e nunca mais se vêem. Assim é a vida – apenas um momento, um encontro, uma passagem, e depois acaba. Se compreenderes isso, não há tempo para brigas. Não há tempo para discussões. Não há tempo para mágoas mútuas. Quer pense nisso em termos de humanidade, nações, comunidades ou indivíduos, não sobra tempo para mais nada a não ser apreciar verdadeiramente a breve interacção que temos uns com os outros.

As nossas prioridades mundanas podem ser irónicas. Colocamos em primeiro lugar aquilo que julgamos ser o que mais desejamos; depois descobrimos que o nosso desejar é insaciável. Pagar a casa, escrever um livro, fazer o negócio ser bem-sucedido, preparar a reforma, fazer longas viagens – coisas que estão temporariamente no topo da nossa lista de prioridades, que consomem o nosso tempo e energia completamente e, então, no fim da vida, olhamos para trás e perguntamo-nos o que todas essas coisas significavam.

É como alguém que viaja para um país estrangeiro e paga a sua viagem na moeda daquele país estrangeiro. Quando chega à fronteira, surpreende-se ao tomar conhecimento que a moeda do país não pode ser trocada ou levada. Da mesma forma, as nossas posses e aquisições mundanas não podem ser levadas através do portal da morte. Se confiarmos nelas, iremos sentir, repentinamente, empobrecidos e roubados. 

A única moeda que tem qualquer valor quando viajamos pelo limiar da morte é a nossa realização espiritual.”

One thought on “Relacionamento e os outros | Chagdud Tulku Rinpoche

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s