Alegria simples é não ter poder ou posição | Dilgo Khyentse Rinpoche

Ninguém é mais agitado e ansioso do que a pessoa que pensa que dinheiro é tudo. “Como vou fazer minha fortuna? Então, como vou segurar isso?” Ele vive em constante medo de ladrões, concorrentes e catástrofes. Quando ele acaba perdendo sua riqueza, ele sente como se sua própria carne estivesse sendo cortada.

Veja como algumas pessoas correm dia e noite pelo bem de seus negócios ou de sua carreira, desgastando-se na busca do sucesso e no esforço de evitar contratempos. Eles desconfiam de todos e estão constantemente tentando lucrar com seus inferiores, superar seus iguais e expulsar seus superiores. Eles quase nunca desfrutam de um momento livre e despreocupado. Que alegria simples é não ter poder ou posição na sociedade e não ter nada a perder e nada a temer!

Não sobrecarregue sua mente com pensamentos inúteis. De que adianta remoer o passado e se preocupar com o futuro? Permaneça na simplicidade do momento presente. Viva em harmonia com o Dharma. Torne-o o coração de sua vida e experiência. Seja o mestre do seu destino.

Dilgo Khyentse Rinpoche

2 thoughts on “Alegria simples é não ter poder ou posição | Dilgo Khyentse Rinpoche

  1. Bom dia,
    Ontem ao fazer os passadiços do paiva cheguei a um ponto de exaustão grande. Lembrei me desse precioso ensinamento. Estive presente em cada degrau de escada que sobia e à minha própria respiração. Aconteceu algo fantástico. O que estava a ser terrível, doloroso inclusive, passou a fazer parte de tudo o que me rodeava e tive a sensação que tudo acalmou. Raramente consigo chamar a minha atenção para o momento, mas quando acontece é uma sensação inexplicável. Sou eu mas ao mesmo tempo deixo de ser! Ao ler o seu texto, perdão da minha vaidade, parece que veio a mensagem certa para mim. Para lembrar me mais vezes de viver de forma mais simples.
    Obrigada

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s