Não há nada de errado com a negatividade | Chögyam Trungpa

“Todos nós experimentamos a negatividade – a agressão básica de querer que as coisas sejam diferentes do que são. Nós agarramos, defendemos, atacamos e, embora haja uma sensação de nossa própria miséria, culpamos o mundo por nossa dor. Isso é negatividade. Sentimos isso como algo terrivelmente desagradável, fedorento, de que queremos-nos livrar. Mas, se olharmos mais profundamente, tem um cheiro muito suculento e é muito vivo. A negatividade não é ruim por si, mas algo vivo e preciso, ligado com a realidade.

A negatividade gera tensão, atrito, descontentamento, mas também é muito precisa, deliberada e profunda. Infelizmente, as interpretações e julgamentos pesados que colocamos nessas experiências obscurecem esse facto. Essas interpretações são negatividade negativa, observando-nos sendo negativos e, em seguida, decidindo que a negatividade tem justificativa de estar lá. Essa negatividade parece de boa índole, com todos os tipos de boas qualidades nela, então damos palmadas nas suas costas, guardamos e justificamos isto. Ou, se somos culpados ou atacados por outros, interpretamos a sua negatividade como sendo boa para nós. Em qualquer dos casos, o observador, ao comentar, interpretar e julgar, está camuflando e endurecendo a negatividade básica.”

“A honestidade e a simplicidade básicas da negatividade podem ser criativas na comunidade e também nos relacionamentos pessoais. A negatividade básica é muito reveladora e precisa. Se deixarmos isso como uma negatividade básica, em vez de cobri-lo com conceituações, veremos a natureza da sua inteligência. A negatividade gera uma grande quantidade de energia, que quando claramente vista, torna-se em inteligência. Quando deixamos as energias como estão, com as suas qualidades naturais, elas estão vivas, em vez de conceituadas. Eles fortalecem nosso dia a dia.

”Chögyam Trungpa no livro O Mito da Liberdade.

Resumindo: Até a negatividade consegue complicar e piorar ao ficarmos remoendo e adicionando pensamentos e conceitos adicionais que tornam o cenário mais pesado emocionalmente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s